Blog

O que é e porque deve contratar uma empresa de fulfillment?

Saiba mais sobre o que é uma empresa de fulfillment e porque o seu e-commerce deve investir neste serviço de otimização de entrega rápida, segura e eficaz ao consumidor final.

O que é e porque contratar uma empresa de fulfillment é uma das principais dúvidas das empresas que ainda não conhecem as vantagens deste serviço. Em primeiro lugar, destacamos que faz parte dos processos de logística.

Em seguida, é importante frisar que o fulfillment tem por principal característica cumprir todas as etapas que tornam mais rápidos os serviços de e-commerce, visando sempre a satisfação do consumidor.

Afinal, neste momento de pós-pandemia, o e-commerce vive uma ascensão em que é percetível a preferência do cliente pela compra online e a tendência é de que aumente ainda mais!

Mas este cenário positivo para o e-commerce faz com que o consumidor procure empresas mais eficientes e pontuais na entrega dos produtos. Por isso, os serviços de fulfillment têm de fazer parte da estratégia de vendas online de qualquer negócio.

Gostaria de saber mais? Continue a ler este artigo e fique por dentro das principais vantagens de ter o fulfillment ativo no seu e-commerce para atender às necessidades dos clientes do seu negócio online.

Fulfillment: quais as desvantagens de quem não tem este serviço?

Se a sua empresa de e-commerce já comercializa um elevado volume de vendas, já deve estar a procurar resolver o impasse relativamente ao local para os stocks ou armazenamento de produtos.

Como encontrar armazéns grandes, bem localizados, de fácil acesso e com preços justos? É uma tarefa nada fácil, principalmente em grandes cidades. Nem sempre os armazéns correspondem àquilo de que o seu e-commerce precisa.

Outra desvantagem é ter de dispor de uma equipa suficientemente grande para controlar o stock, fazer os recebimentos, etiquetar todos os produtos, guardá-los, separar um por um, endereçá-los, colocá-los nas embalagens e expedi-los.

Até cansa só de pensar! Já tem uma equipa grande para garantir este trabalho? Já tem lucratividade suficiente para pagar uma equipa maior?

Pois é… É preciso considerar e analisar estes cenários com clareza para saber: Porque contratar uma empresa de fulfillment para o negócio online?

Fulfillment: conheça as principais vantagens de ter este serviço no seu negócio

O seu e-commerce irá englobar todas as etapas de um pedido de compra, da armazenagem, picking (separação), packing (embalamento) até o transporte e controlo de entrega dos produtos ao consumidor final.

O armazenamento dos produtos é feito, por exemplo, num depósito fechado ou num centro de distribuição. Neste local, faz-se a receção dos pedidos, que são encaminhados pela empresa de e-commerce mediante um aviso ao controlo de stocks.

A partir daí, faz-se aquilo que o fulfillment chama de picking, que nada mais é do que a identificação e separação dos produtos. Nesta etapa, ocorre o packing, quando o produto é embalado, endereçado e fica pronto para o envio ao cliente.

Por fim, começa a etapa do transporte e controlo da entrega, quando se faz o rastreamento do produto até que chegue ao destino final: o cliente. Mas é importante lembrar que o serviço de fulfillment também compreende o controlo de stocks.

Esta é uma etapa importante, porque a sua empresa de e-commerce tem de saber, por exemplo, que produtos precisam de reposição, quais estão parados, quais se tornaram obsoletos. Adicionalmente, controla-se também as trocas e devoluções, analisando sempre o que o cliente tem a dizer.

Afinal, vale a pena contratar uma empresa de fulfillment?

Esta é uma tendência já muito divulgada em vários países e que mostra benefícios, como a economia de tempo, a redução de custos e a possibilidade de centralizar o foco noutras exigências do seu e-commerce, como o melhor atendimento ao cliente.

Porém, é preciso ser criterioso ao escolher a parceria de fulfillment, para que não seja uma decisão errada. Fique atento e leve em consideração o seu modelo de negócio.

Esteja ciente de que o principal objetivo da sua loja online é melhorar a experiência do cliente, oferecendo um serviço de entrega rápido, seguro, eficaz e inteligente.

E se já tem um e-commerce e precisa de investir nessas etapas do fulfillment, vale a pena conhecer melhor a nossa empresa e constatar a qualidade e credibilidade do nosso serviço de lulfillment.

Agora já sabe o que é e porque contratar uma empresa de fulfillment. Venha por isso conhecer melhor este serviço aqui na Moove+ Portugal. Continue a navegar no nosso site e seja sempre bem-vindo!

Mais publicações