Blog

O que é o Fulfillment e por que ele é importante para o sucesso do e-commerce

O mercado virtual está muito em alta. Depois do boom em 2020 e da manutenção desse crescimento em 2021, o e-commerce se estabeleceu como um dos principais meios de compra dos brasileiros e segundo diferentes dados, a tendência é que esse crescimento se mantenha nos próximos anos, fazendo com que cada vez mais, as empresas do varejo estejam atuando de forma mais frequente nos meios online.

Para nós, empresas que realizam as entregas desses produtos, essa é uma grande mudança, que está impactando todo o mercado e por isso, precisamos estar atentos as melhores formas de se relacionar tanto com as empresas, quanto com os consumidores finais.

Uma das melhores maneiras de realizar um serviço efetivo na entrega do e-commerce é através do Fulfillment, que basicamente, envolve práticas importantes em relação à logística. Desde a separação no estoque até a entrega do produto ao cliente, todas as operações são executadas para atingir o maior grau de satisfação do consumidor.

Entendemos que esse processo é fundamental para o sucesso de um e-commerce, pois atualmente, o preço deixou de ser o único fator a ser levado em conta na hora da tomada de decisão sobre onde comprar. Fatos como rastreamento da carga, velocidade de entrega e qualidade geral do serviço, estão, cada vez mais sendo levados em conta.

Dentro da Moove+, realizamos toda a logística de armazenagem e distribuição dos produtos. E para isso, desenvolvemos um sistema seguro, com rastreamento, para armazenarmos, expedirmos e entregarmos os itens com controle e tracking em todas as etapas, que são:

Recebimento - Recebemos e conferimos os produtos, observando possíveis avarias ou divergências. Todo o processo de entrada das mercadorias é realizado com rastreamento, com o estoque podendo ser acessado remotamente através da tecnologia WMS.

Armazenagem – Com infraestrutura, segurança e localização estratégica para agilizar ao máximo o processo de distribuição, a armazenagem ocorre através de um entendimento das dificuldades e antecipando as necessidades de negócios e logística dos clientes. Independente do setor, a Moove oferece armazenagem especializada, visando garantir a oferta de serviços dos clientes em todo o território nacional.

Gestão de estoque - A Moove+ oferece um sistema de alta tecnologia, que monitora e controla todos os processos de armazenagem, oferecendo também suporte para o transporte e distribuição. Os sistemas de gestão de armazenagem registram todos os eventos e as atividades de acordo com o parâmetro específico de cada cliente em todas as etapas do processo, ou seja, no recebimento, no manuseio na armazenagem de produtos e na expedição dos pedidos no centro de distribuição, com total rastreabilidade da carga.

Cross Docking – Com as esteiras montadas e o processo fluindo, a Moove+ possui um dos maiores cross docking do mundo, com uma esteira crossbelt com 100 saídas, capaz de roteirizar 17 mil pacotes por hora.

Manuseio - Nosso processo de manuseio foi 100% estruturado pensando em eficiência e redução de custos, para isso, deixamos os produtos próximos das áreas de processamento ou expedição, armazenamos os materiais de acordo com o fluxo dos mesmos e especializamos nossos profissionais na prática de embalagens.

Expedição - Realizamos a conferência dos pedidos e expedimos para então, realizar a entrega. Este processo é realizado com condições vantajosas de frete devido a todo o processo ser realizado de forma interna.

Por fim, acreditamos que o crescimento do e-commerce em 2020 aumentou não só o número de empresas no ambiente digital, como também, fez com que as exigências para esse mercado estejam ainda maiores. Realizar todos os serviços, desde o recebimento, até a expedição, de forma interna, agiliza os processos e melhora a sua relação entre o contratante e o cliente final.

Mais publicações