Blog

Portugueses compram mais online, mas ainda menos que os europeus: livros e tecnologia em declínio

Os portugueses estão a comprar mais online, embora ainda abaixo da média da União Europeia (UE). Esta é uma das conclusões do barómetro e-Shopper de 2023, elaborado pela distribuidora DPD, que analisou o comportamento de 1.006 portugueses num total de mais de 24 mil inquiridos de 22 países. 

Crescimento sustentado do e-commerce em Portugal 

Em 2023, cerca de sete em cada dez portugueses (71%) fizeram compras online, um aumento de cinco pontos percentuais face a 2022. No entanto, este valor permanece ligeiramente abaixo da média europeia (76%). Ainda assim, a diferença entre as médias portuguesa e europeia tem vindo a diminuir ao longo dos anos. 

Preferências dos consumidores 

Os portugueses privilegiam sobretudo os segmentos de moda (59%), beleza e saúde (51%) e calçado (41%) nas suas compras online. Em contrapartida, as vendas de livros e produtos tecnológicos e eletrónicos estão a diminuir, 10 e 9 pontos percentuais, respetivamente. 

Os e-shoppers portugueses estão entre os mais sensíveis aos preços na Europa. De acordo com o barómetro, 76% dos portugueses indicam que o preço é o fator mais importante nas suas compras online, face a 62% da média europeia. Além disso, 71 % consideram que comprar em linha é uma forma de poupar dinheiro, em comparação com 65 % da média europeia.

ecommerce em Portugal

Impacto da pandemia e tendências futuras 

A pandemia impulsionou o aumento de e-shoppers em Portugal, passando de 65% em 2019 para 71% em 2023. Com uma crescente consciência da poupança devido à inflação, muitos consumidores portugueses estão à procura de boas ofertas e entregas sem valor e da ausência de taxas escondidas. 

C2C e entregas Out-of-Home 

Comprar produtos em segunda mão ganhou popularidade, com 65% dos portugueses a dizerem que é mais barato do que comprar novos. O comércio C2C (Consumer to Consumer) também está a aumentar, com 48% dos e-shoppers regulares a comprarem nestas plataformas uma média de 11 vezes por ano. 

Em termos de entregas, 70% dos e-shoppers regulares preferem entregas ao domicílio, embora esta preferência esteja a diminuir em favor das entregas fora de casa e no local de trabalho.  

venda internet portugal

Vantagens do Fulfillment com a Moove+ PT 

Com a procura de compras pela internet em Portugal a aumentar, quem vende online precisa de estar atento à logística e contar com parceiros eficientes. Neste sentido, a Moove+ Portugal pode ajudá-lo com o serviço Fulfillment, confira as vantagens: 

Processamento rápido: recebemos, armazenamos e processamos as suas mercadorias rapidamente, garantindo entregas rápidas. O nosso sistema otimizado permite que as suas encomendas sejam processadas de forma eficiente e precisa. 

Armazenagem segura e organizada: disponibilizamos um espaço exclusivo para os seus produtos, tratados com a máxima segurança e profissionalismo. Nossa organização eficiente reduz erros e melhora a gestão de estoque. 

Redução de custos operacionais: ao utilizar o nosso serviço de Fulfillment, você reduz custos com pessoal, infraestrutura e logística interna. Isso permite que você se concentre no crescimento do seu negócio e na satisfação de seus clientes. Quer saber mais sobre este serviço? Fale connosco! 

Mais publicações